sábado, 13 de fevereiro de 2010

FESTA DO BONFIM 2010 MURITIBA-BAHIA-BRASIL

FESTA DO BONFIM E SUA HISTÓRIA

Celebra-se há mais duzentos e quarenta e nove anos, sempre os últimos dias do mês de janeiro ou no inicio do mês de fevereiro, festa em louvores ao glorioso Senhor do Bonfim. No passado, as cerimônias religiosas eram realizadas a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, bem pequenina com uma portinha de frente, ao meio, e outra ainda menor, em baixo da torre, o partido conservador organizava a festa, tomando o Senhor do Bonfim como seu patrono, e tinha como figuras principais, Luciano Ribeiro de Novais e Gustavo Antonio Fonseca, entre outros, que em 1875, construíram o bonito templo onde hoje se realiza a tradicional Festa do Senhor do Bonfim. A festa do Bonfim altera e intensifica o fluxo de pessoas e veículos no município, transformando-o e em outras cidades como Santo Amaro da Purificação e Amargosa, e na esfera estadual na cidade de Salvador, no entanto as manifestações que aqui ocorrem diferem das outras; realizada sempre na semana que antecede o carnaval e tendo duração de onze dias; de forte apelo popular, consagrada como uma das manifestações culturais mais ricas e significativas da cidade e da região, tornando-se ao longo dos anos uma tradição, resiste até a atualidade e faz parte do calendário festivo da Bahia. A festa inicia-se com a levada da Bandeira no dia 1º de Janeiro, seguida do Pregão Anunciador da festa, (com carros alegóricos, cavaleiros, e bandas de musica) da Lavagem das Baianas, dos Mascarados, o Novenário (que compreende nove dias de louvor e orações), da Missa Festiva e da Procissão.


O PREGÃO composto de mascarados, charangas de trombones e clarins. Percorre as ruas da cidade anunciando o dia da Lavagem, Novenário, Missa e Procissão. No Pregão participam bandos de mascarados que as 14:00 horas começam a aparecer para se juntar aos cavaleiros as 16:00 horas a comissão dos festejos começam a distribuir o programa da Festa.


 

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  


A LAVAGEM  inicia-se às 10 horas quando as ruas ficavam cheias de mulheres de saias rodadas, torço de cetim, xale de seda. Ao meio dia, juntam-se a ela grupos culturais, a comunidade da religião afro-descendente, enfim, o povo. Sapateando, requebrando ao som da musicalidade própria do recôncavo bahiano. Em direção as escadarias do Bonfim.


 

  

  

  

  

  

  

  

  

 



OS MASCARADOS devido a proximidade da festa com o carnaval, participam os mascarados como reprodução das figuras carnavalescas, os “cães”, usando roupas pretas, capas vermelhas, parte do corpo pintada de óleo queimado e ganchos. As caretas, máscaras horrendas, são usadas pelos garotos para brincar nas lavagens e assustar as crianças.

 

  

  

  

  

  

  


PROCISSÃO às 16 horas da segunda-feira acontece à procissão que percorre as principais ruas. da cidade Uma das maiores manifestações de religiosidade católica do recôncavo bahiano.

 

  

  

  

  

  

  

 








2 comentários:

google disse...

rosimeri de vitoria es. fui ja 4 vezes a murituba adorei.tudo que vi. meu filho ate foi banhado na porta da igreja do senho do bofim espero voltar pra mora.obrigada pela cidade maravilhosa.

Anônimo disse...

Como Muritibana sempre admiro quando tornam público nossas manifestações populares, parabén Jomar...!!!!!!!