terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Cachoeira prepara comemorações para os 40 anos de tombamento




 O aniversário de 40 anos do reconhecimento de Cachoeira como Monumento Nacional pelo (IPHAN) Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional será marcado pela realização de uma sessão solene da Câmara de Vereadores, no dia 13 de janeiro (quinta-feira), às 19h. A solenidade será aberta com a execução do Hino Nacional pela Filarmônica Lyra Ceciliana. Em seguida, pessoas e autoridades que estiveram envolvidas diretamente no processo de tombamento da cidade histórica serão homenageadas e convidadas para falar sobre a importante iniciativa. Logo após, haverá pronunciamentos das autoridades presentes.

Ainda durante a solenidade, será apresentado ao público o Projeto dos 40 Anos de Cachoeira- Cidade Monumento Nacional que prevê uma série de ações e atividades durante todo o ano. Técnicos farão a exposição do projeto das obras que serão executadas para a implantação do sistema de fiação subterrânea da rede elétrica do Centro Histórico com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PacH), do governo federal em parceria dos governos estadual e municipal

A sessão comemorativa será encerrada com a execução do Hino da Cachoeira pela Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana. As comemorações em homenagem às quatro décadas do tombamento de Cachoeira estão sendo coordenadas pela prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeira, e parceria com a Câmara de Vereadores.

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL- A implantação, a partir deste ano, da matéria Educação Patrimonial na grade curricular das escolas da rede municipal de ensino prevista no Decreto Legislativo Nº 19/2009 de autoria do vereador Carlos Menezes Pereira, e posteriormente transformada na Lei Nº. 818/2009 sancionada pelo prefeito Fernando Antônio da Silva Pereira em 2 de abril de 2009, será uma das ações do Projeto dos 40 Anos de Cachoeira Monumento Nacional.

A cidade de Cachoeira pelo seu conjunto arquitetônico recebeu o título de Monumento Nacional por meio do decreto federal Nº. 68045 de 18/01/1971.


Texto: Jornalista Alzira Costa (Assessora de Comunicação da Prefeitura e Câmara de Vereadores de Cachoeira)

2 comentários:

valdelice santos disse...

Pelo visto foi muito linda a festa de comemoração a Cachoeira. Infelizmente eu perdi, porque estava viajando. Queria ter pego alguma coisa para meu blog também.
Amei o seu blog.
Abraços

valdelice santos disse...

Olá amigo,

Vá buscar seu selo de blog brilhante no blog meu blog:
http://valdelicesantos.blogspot.com/2011/01/selo-brilhante.html

Depois que ganhei o meu, indiquei vc. Espero que goste e divulgue mais cinco blogs. Parabéns pelo blog.

Abraços apertadinhos.

Valdelice Santos