quinta-feira, 11 de novembro de 2010

LIVRO E VÍDEO SOBRE IRMANDADE DA BOA MORTE SÃO LANÇADOS EM CACHOEIRA



O secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles, representou o Governador do Estado, Jaques Wagner, durante a cerimônia de lançamento do livro e videodocumentário intitulados "Festa da Boa Morte", ocorrido nesta quarta-feira (10), às 15h, na sede da Irmandade da Boa Morte, na cidade histórica de Cachoeira, no Recôncavo baiano.

"É muito bom quando todas as unidades da Secretaria podem trabalhar de forma transversal, apresentando o belíssimo trabalho que é o livro e o videodocumentário sobre esse patrimônio baiano que é a Festa da Boa Morte", disse Márcio Meirelles.

Estiveram presentes ao evento, Lourival Trindade, secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira, Frederico Mendonça, diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura da Bahia (Ipac), Pola Ribeiro, diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), e Ubiratan Castro, diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, unidades da Secult, além representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Câmara de Vereadores e da sociedade do município.

Transmitindo as palavras do governador, o secretário encerrou a solenidade destacando o tombamento da Irmandade da Boa Morte e a garantia de preservação de uma tradição tão importante para a Bahia. A porta-voz da entidade, irmã Joselita, ressaltou apoio do governo estadual à Irmandade e disse que "a cultura está tendo o reconhecimento que merece".
Salvaguarda
"Estamos felizes que essa gestão olhou para o interior do estado, valorizando a cultura de toda a Bahia", disse Lourival Trindade, secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira. Após o lançamento, os presentes saíram em caminhada até a sede do Ipac em Cachoeira, onde participaram da abertura de uma exposição fotográfica sobre a Irmandade da Boa Morte.

Nos últimos quatro anos, a Bahia se destacou como referência nacional por trabalhos que visam a salvaguarda dos seus patrimônios imateriais. Nesta quinta-feira (11), às 10h, em Maragogipe, também no Recôncavo baiano, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por intermédio do Ipac, promove o lançamento de um vídeo sobre o Carnaval de Maragogipe, festa centenária reconhecida pelo Governo do Estado da Bahia como Patrimônio Imaterial, em fevereiro de 2009.
Ascom/Secult




Um comentário:

rose/web nagô disse...

Olá, tem informações de como adquirir o material?
Bjo
Rose